O Que Esperar e Como Funciona a Primeira Sessão de Psicoterapia

O Que Acontece na Primeira Sessão?

Após o primeiro contato e o agendamento com o psicólogo, chega o momento da primeira sessão. Essa etapa pode gerar expectativas e dúvidas. Assim como cada pessoa é única, cada sessão também será, variando de acordo com o profissional e a abordagem utilizada. Após isso, o psicólogo se apresenta e busca conhecer melhor o paciente. Normalmente, é feita uma anamnese — uma coleta de informações que o cliente considera importantes. Isso pode incluir diagnósticos prévios, uso de medicamentos, rotina, com quem mora, entre outros detalhes.

Explorando a Demanda Inicial

O psicólogo vai perguntar sobre o motivo que levou o paciente a procurar a terapia. Ele investigará o sofrimento atual e como o paciente está lidando com essa situação. Além disso, assuntos burocráticos são tratados: horários, dias de sessão, valores e possíveis faltas. As sessões, sejam presenciais ou online, geralmente duram de 50 a 60 minutos. Esse primeiro encontro pode ser um pouco mais longo ou mais curto, dependendo das circunstâncias.

O objetivo central da psicoterapia é ajudar o paciente a integrar suas experiências e desenvolver a capacidade de dirigir seu próprio crescimento. O paciente assume responsabilidade por suas ações, aumentando a consciência de si. A abordagem terapêutica se concentra no momento presente, reconhecendo que as lembranças do passado e as expectativas futuras fazem parte do agora.

Construindo o Vínculo

O vínculo entre o psicólogo e o paciente é construído gradualmente. Nas primeiras sessões, é comum que o paciente se sinta introspectivo ou até envergonhado. No entanto, é importante lembrar que as sessões são sigilosas. O psicólogo segue um código de ética rigoroso, que proíbe a indução de crenças políticas, morais, religiosas, ou qualquer tipo de preconceito no exercício de suas funções profissionais.

Fique a vontade para deixar nos comentários dúvidas e sugestões.CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional dos Psicólogos, Resolução n.º 10/05, 2005. Disponível em <https://site.cfp.org.br/legislacao/codigo-de-etica/>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *